segunda-feira, 9 de maio de 2011

Travessia 01/2011 - Santos - São Vicente



Santos - São Vicente

Travessia maritima. Saindo da ponte dos práticos em Santos, e remano pouco mais de 6 milhas até São Vicente, o tempo previsto para a travessia é de cerca de 5 horas, considerando maré normal e um pequeno desvio de rota.

Nas travessias costeiras temos sempre que remar um pouco afastado da costa, para evitar arrebentações, o que seria desastroso, ainda mais em locais onde o vento bate com mais força. A saida da ponte dos práticos tem que ser cedo, pois o movimento de embarcações e a passagem pelo deck do pescador são pontos de muito movimento de embarcações, inclusive os navios de container, que fazem uma marola considerável, portanto temos que escolher o momento certo de saida.

O segundo ponto critico é a entrada em São Vicente, a passagem pela garganta do diabo, ou escolho o horario do estofo de maré ou problemas virão, ali quando a maré vira, nem embarcação a motor passsa, ficam presas barra a fora segundo informações de moradores locais, é um local perigoso, por isso a tabua de marés deve ser analisada com muita calma e ai sim calcular a hora certa de sair de Santos. Uma medida de segurança válida é sair uma hora antes do necesseário, desta forma, caso eu chegue no horário, espero um pouco pescando, caso atrase, não perderei o estofo, que dura um bom tempo dependendo do dia... mas em média dura o bastante para navegar com segurança.

A chegada a praia de São Vicente não costuma ser problema, as ondas são pequenas, o maior problema é o movimento de embarcações, que limita o espaço, e normalmente nos obriga a remar muito mais que o necessário.

A navegação sera feita através de pontos visuais, e também de GPS, esta apenas para identificardistancia e tempo, pois neste tipo de travessia, onde não existem braços navegáveis alternativos, a chance de se perder é nula....

Vou instalar o sonar no caiaque, para testar a navegação batimétrica, para isso consultarei a carta náutica e o traçado desejado, apenas para exercicio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário